Você certamente sabe selecionar as brocas pelo seu formato ou tamanho. Mas você já se deparou com aquelas marcações coloridas anelares nas hastes das brocas diamantadas, e não sabia para que servem?  Saiba que essas marcações obedecem a uma norma internacional para identificar os grãos de corte dessas brocas. Por exemplo, a marcação verde indica um grão extra-grosso. Significa que esta broca tem um corte muito rápido e agressivo. Já a marcação azul indica uma gramatura de espessura mediana. Por sua vez a indicação vermelha representa um grão de gramatura fina e, por fim, a amarela identifica um grão ultra fino, que não faz corte, e serve somente para acabamento e pré-polimento. O grão amarelo geralmente é usado para aparar restaurações de resina.

Conhecendo essas identificações fica mais fácil selecionar a utilização de cada broca, não é mesmo? Mas como fazer essa seleção?

Imagine o tipo de estrutura que se quer cortar! Se você precisa cortar somente esmalte hígido ou até metal, você deve escolher uma broca de marcação verde. Se o esmalte não for hígido, ou tiver dentina para ser removida, talvez a broca de marcação azul seja a mais indicada, pois será mais conservadora.

Agora imagine fazer um bisel ou qualquer outro procedimento mais delicado, conservador e preciso onde não se queira deixar indentações ou desníveis? As brocas de marcação vermelha serão as mais indicadas.

Mas se o objeto do seu trabalho é dar aquele alisamento no preparo, por exemplo para uma faceta, ou acabamento nas restaurações de resina, as brocas indicadas serão as de marcação amarela.

Agora você já sabe. Brocas diamantadas não se selecionam somente pelo seu formato ou tamanho. O tipo de grão de corte é muito importante também.

Conheça as Pontas Diamantadas Superdont! Elas obedecem rigorosamente essas normas, têm um elevado padrão de qualidade, durabilidade e são oferecidas em cartelas com 10 unidades sortidas, para serem usadas em situações diversas.  Saiba mais clicando aqui.

Seja sempre bem vindo ao meu blog! Toda semana uma novidade para você.

*O autor é professor de Dentística Restauradora, pesquisador e desenvolvedor de tecnologias inovadoras em odontologia. Sócio-fundador da Superdont Ind. e Com. Ltda, responde pela Pesquisa e Garantia da Qualidade na empresa.  Desenvolveu diversos materiais odontológicos inovadores e protocolos cínicos. É autor dos livros “Odontologia com Fibra –  Atlas de Compósitos Reforçados, 2003″  e Odontologia com Fibra – Guia Prático de Aplicações Clínicas”, 2011″. Possui mais de 1000 palestras ministradas em todo o Brasil.”

2 thoughts on “VOCÊ SABE PARA QUE SERVEM AS MARCAÇÕES COLORIDAS DAS BROCAS DIAMANTADAS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *