A indústria médico-odontológica brasileira evoluiu muito nas últimas décadas e hoje é capaz de suprir, com qualidade e custo acessível, a maior parte do mercado nacional.
Quando um cirurgião-dentista brasileiro opta por adquirir um produto nacional para a sua clínica ou consultório, ele está gerando empregos no país. Isso traz prosperidade e renda para que os pacientes possam frequentar o seu consultório e assim consumirem seus serviços.
Quanto mais negócios internos são feitos no país, mais prosperidade temos na economia, e isso acaba refletindo no seu negócio onde todos saem ganhando.
No caso específico dos produtos para a saúde, cumpre dizer que as regras exigentes da ANVISA os colocam no mesmo patamar de qualidade e confiabilidade dos melhores produtos americanos ou europeus. Ficou no passado a imagem de pouca qualidade dos produtos brasileiros.
Infelizmente, nem todos os países exigem regras de qualidade de suas empresas e muitas vezes seus produtos de baixa qualidade e baixo preço, acabam sendo vendidos aqui no Brasil. É comum tais produtos chegarem por descaminho e serem vendidos irregularmente em lojas virtuais. Nem sempre são armazenados de forma correta, de modo a preservarem a sua eficácia e segurança. A compra e uso de produtos para a saúde irregulares é considerado crime pelas leis sanitárias do Brasil e sujeita o infrator a multas pesadas, e até mesmo pena de prisão em caso de lesões corporais.
Existe também o falso “made in Brazil”, que é quando um produto é adquirido no exterior, de boa procedência ou não, sendo apenas embalado no país, por vezes até por empresas legalmente constituídas. Nem sempre está devidamente informada a real origem do produto e muitas vezes não se sabe sequer se aquele produto foi fabricado sob condições sanitárias adequadas, livre de contaminantes e mediante normas de Boas Práticas de Fabricação e controle que garantem segurança, confiabilidade e rastreabilidade de todo o processo fabril desde a origem das matérias-primas.
Ao adquirir um produto para a saúde é sempre aconselhável observar a reputação do fabricante, se tem muitas reclamações, idoneidade, confiabilidade e se é o real fabricante dos produtos que vende (neste caso específico, uma tarefa um pouco difícil de se averiguar).
A Superdont é um exemplo de empresa industrial de produtos odontológicos 100% nacional. Fundada no RJ em 1999, é gerida por um dentista para dentistas e mantém foco nas reais necessidades dos CDs brasileiros. Seus produtos seguem rigorosamente as melhores normas internacionais de qualidade e são 100% rastreáveis. Utilizam somente matérias-primas testadas, com procedência confiável e alto grau de pureza, além de um histórico de qualidade com altos índices de satisfação. Ao comprar um produto Superdont você estará adquirindo, acima de tudo, confiabilidade e segurança.
Até o próximo post.
Dr. Izio Mazur
Cirurgião-Dentista
Responsável Técnico
Diretor de projetos e desenvolvimento
Professor de Dentística com foco em materiais dentários
Pós-graduando em Química Geral e Industrial