DENTES ANCORADOS COM PINOS DE FIBRA DE VIDRO TÊM MAIOR LONGEVIDADE

Há muito se sabe que dentes endodonticamente tratados representam um desafio para a sua reconstrução.

O problema reside na sua fragilidade, decorrente da desvitalização pulpar e quase sempre combinada com uma ampla destruição coronária.

O processo mecânico de se ancorar postes dentro do canal, como uma espécie de pilar para reconstruir a coroa, tem sido usado há décadas com alto índice de sucesso. Os pinos de fibra de vidro são capazes de se unir ao material cimentante e ao dente mediante técnicas adesivas, formando corpo único, enquanto a sua flexibilidade modula os esforços mastigatórios e os distribui de forma uniforme ao longo da raiz, reduzindo pontos de tensão.

Esses fenômenos sugerem benefícios relativos à longevidade que foram comprovados neste estudo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S009923991630735X 

Esse estudo mostrou que a taxa de sobrevivência dos dentes com pino de fibra foi de 94,3%, e para os dentes sem pino foi de 76,3% (P < 0,001). O principal motivo da perda dentária foi fratura radicular (9,7%). Nenhuma perda de retenção após foi observada. Dentes tratados com sucesso, sem complicações biológicas e/ou técnicas e sem necessidade de tratamento adicional durante todo o período de observação totalizaram 79,9%.

Portanto, o estudo concluiu que dentes tratados endodonticamente e restaurados com pinos de fibra de vidro e uma restauração direta de compósito ou uma coroa unitária produziram maiores taxas de sobrevivência e sucesso em comparação com dentes restaurados sem pinos de fibra. Fraturas verticais de raízes sem pino representaram um problema sério, frequentemente encontrado.

Pelo baixo custo unitário atual desses dispositivos, somado aos benefícios comprovados no longo prazo, não se justifica deixar de ancorar pinos de fibra de vidro quando as suas indicações clássicas se mostrarem presentes.

Dr. Izio Mazur

Cirurgião-Dentista

Responsável Técnico

Diretor de projetos e desenvolvimento

Professor de Dentística com foco em materiais dentários

Pós-graduando em Química Geral e Industrial

Para obter acesso a mais informações sobre este tema, inscreva-se abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *